O que é a colocation? O guia de alojamento do servidor
In eigener Sache
Hoje em dia, as empresas têm mais opções do que nunca quando se trata de gerir a sua informação crítica para os seus negócios. A procura de serviços de colocação tem crescido de forma constante nos últimos anos. Porque é que cada vez mais grandes e pequenas empresas se voltam para Colocation-Services? Este artigo responde às perguntas mais importantes sobre a colocação de servidores.
O que significa "co-localização"?
O conceito de co-localização surgiu pela primeira vez em 1998 quando as empresas mudaram racks e servidores para fora dos seus escritórios e para centros de alojamento de servidores. Co-locação (em latim "co" para "em conjunto, com" e "lokus" para "lugar") é quando várias empresas partilham um espaço físico para alojar a sua infra-estrutura de rede. Co-locação (também chamada "colo") é por definição o alojamento de muitas coisas no mesmo espaço. Para além da segurança e gestão da infra-estrutura, são também garantidos importantes serviços de utilidade pública, tais como energia e refrigeração. As empresas alojam os seus servidores, sistemas de armazenamento e dispositivos de rede num centro de dados de terceiros. Em termos simples, alugam lá espaço para o seu equipamento e também recebem energia, uma fonte de alimentação de emergência, refrigeração, cablagem e muito mais - tal como no seu próprio centro de dados.
Quem deve optar pelo alojamento do servidor?
Alojar a infra-estrutura num centro de dados de colocação faz sentido para empresas que queiram poupar espaço com alojamento no servidor. Ao mesmo tempo, a empresa mantém o acesso aos racks sem ter de se preocupar com o funcionamento diário da infra-estrutura. Alojamento em rack poupa aos clientes os custos de energia, arrefecimento, segurança e gestão geral da infra-estrutura. Devido à escala, os fornecedores de serviços de colocação recebem tarifas com desconto para a energia e infra-estrutura básica do centro de dados. Estas poupanças são transferidas para cada cliente.
Os critérios mais importantes para escolher um fornecedor de colocation
Ao escolher um fornecedor de colocation, as empresas precisam de considerar numerosos factores. Estes incluem:
- Custo
- Disponibilidade do espaço no solo
- Tamanho dos racks
- Eficiência de arrefecimento
- Fornecimento de energia
- Sistemas de bateria de reserva
- Conectividade de rede
- Organização espacial das caixas de rack
- Equipamento de rede
- Outro hardware informático
- Localização do centro de colocation
- Certificações de segurança física e conformidade
- Planos de recuperação em caso de catástrofe e muito mais.
- Considerações ao escolher um fornecedor de colocation
Uma vez que o desempenho do negócio depende do centro de colocação, a escolha de um fornecedor é uma decisão importante. Embora o consumo de energia, disponibilidade, escalabilidade e custos de aluguer sejam os factores óbvios, existem outros critérios para obter o máximo benefício de um centro de colocation:
- Localização: a localização física do centro de colocação desempenha um grande papel em termos de acessibilidade e de redução da latência da rede. A minimização dos atrasos de latência é importante para o desempenho da aplicação.
- Escalabilidade e flexibilidade: Que serviços oferece o fornecedor de colocation? A oferta pode satisfazer os requisitos de escalonamento à medida que o negócio cresce? E os requisitos de migração? À medida que a empresa cresce, o mesmo acontece com a quantidade de dados. O serviço de colocação deve ser capaz de satisfazer quaisquer necessidades de capacidade adicional.
- Serviços de segurança: Que tipo de procedimentos e protocolos de segurança são implementados pelo prestador de serviços de colocação para proteger os dados da empresa? Alguns centros de colocação oferecem monitorização de rede 24 horas por dia, 7 dias por semana e fornecem alertas de segurança proactivos e serviços de defesa DDoS.
- Preparação para a recuperação em caso de catástrofe: As empresas devem coordenar os seus planos de recuperação em caso de catástrofe com as instalações de colocação e assegurar que os recursos informáticos estão protegidos contra todos os tipos de catástrofes e incidentes.
As empresas precisam de se lembrar que a escolha de um fornecedor de colocação é uma decisão a longo prazo. A mudança de infra-estruturas de um centro de dados para outro pode envolver tempo de paragem. As empresas também precisam de considerar os planos de crescimento e estabilidade do fornecedor de serviços de colocação. Uma consideração fundamental deve ser a localização do centro de colocação de dados. Dois factores podem ajudar a decidir se a localização do centro é adequada. Caso a empresa queira enviar pessoal especializado em TI para investigar problemas, o centro de dados deve estar suficientemente perto para evitar custos de viagem elevados. Diferentes serviços geridos de colocação têm diferentes ofertas de segurança, tempo de funcionamento, SLA (acordos de nível de serviço), custos de energia, etc. Tal como no cenário das nuvens, as empresas têm a opção de escolher entre uma variedade de fornecedores.
Que vantagens têm as empresas graças à co-locação?
O Co-Location é uma forma de as empresas reduzirem os custos de investimento de terem o seu próprio centro de dados, alugando espaço numa instalação de terceiros. Para além da segurança física, um dos outros benefícios da utilização de um centro de colocação é o estabelecimento de segurança para cumprir os regulamentos e requisitos de auditoria. Gerir uma infra-estrutura informática especializada com segurança personalizada é algo que as empresas podem conseguir quando optam por uma instalação de colocação em vez da nuvem. Os centros de co-instalação tomam geralmente medidas rigorosas para proteger a infra-estrutura informática do edifício. Estas podem incluir vigilância por vídeo, alarmes de incêndio e guardas de segurança no local. A maioria dos centros de colocação fornecem manutenção, monitorização, relatórios e resolução de problemas para prevenir potenciais desastres, tais como falhas de sistema, falhas de segurança e falhas de energia. Muitos fornecedores têm múltiplas opções de backup e recuperação de desastres para manter os serviços em funcionamento em caso de falhas de energia e outros eventos inesperados. Geralmente, os centros de colocação e os centros de dados são classificados num sistema de Nível desde o Nível 1 até ao Nível 4, com base no tempo de funcionamento:
- Os centros de colocação de nível 1 fornecem 99,67% de tempo de subida, têm a menor redundância e tempos de paragem planeados.
- Os centros de colocação de nível 2 fornecem 99,74 por cento de tempo de funcionamento, com tempo de paragem anual planeado necessário para manutenção.
- Os centros de colocação de nível 3 fornecem 99,982 por cento de tempo de funcionamento. Todos os servidores do nível 3 são fornecidos com energia através de duas vias de distribuição. Em caso de falha de energia a um caminho, os servidores permanecem em linha.
- Os centros de colocação Tier 4 oferecem 99,995 por cento de disponibilidade e funcionam mesmo no caso de uma catástrofe como um incêndio.
Um centro de colocation oferece geralmente aos seus clientes uma vasta gama de opções de conectividade. Com múltiplos fornecedores de serviços de Internet, ambientes em nuvem e outras ligações cruzadas disponíveis, as empresas podem optimizar o desempenho e melhorar a flexibilidade das operações de TI. Gerir o seu próprio centro de dados e infra-estrutura de TI pode ser mais dispendioso do que o custo de aluguer de espaço num centro de colocation. Com a co-locação, as empresas obtêm também um modelo de custos operacionais previsíveis. Podem escalar rápida e facilmente. A expansão de salas de servidores privados e centros de dados exigiria, caso contrário, meses de planeamento. Além disso, as empresas beneficiam de tecnologia de ponta, hardware e segurança sem o incómodo de comprar o seu próprio equipamento e contratar pessoal. Os centros de dados de recolocação também fornecem uma resposta segura e acessível às crescentes ameaças à segurança dos dados. As empresas beneficiam de protocolos de segurança física e cibernética multicamadas e de uma equipa de peritos em segurança de serviço 24 horas por dia, 7 dias por semana.
As desvantagens do alojamento do servidor
Os custos iniciais de arranque podem ser significativos e custar mais do que escolher um simples alojamento. Além disso, as empresas têm de contratar um perito em TI para manter o servidor. Outra desvantagem é que os servidores estão localizados fora do local. Isto significa que os empregados têm de viajar se quiserem trabalhar fisicamente nos recursos de TI. Pode não haver um centro de colocação nas proximidades. Isto pode aumentar os custos de viagem se o centro estiver muito longe da empresa. Os clientes de colocação também assinam frequentemente um contrato a longo prazo. Os custos mensais podem mudar devido a flutuações na utilização da largura de banda. As empresas devem assegurar-se de que verificam o contrato quanto a custos e taxas ocultas.
Qual é a melhor solução de alojamento do servidor?
Centros de colocação, soluções no local e infra-estruturas nebulosas têm as suas próprias vantagens e desvantagens. As empresas precisam de avaliar exaustivamente qual o tipo de solução que melhor se adapta às suas necessidades comerciais e as ajuda a operar de forma mais eficiente.
Co-localização vs. solução no local
A co-localização é inegavelmente mais barata do que construir e manter o seu próprio centro de dados. No entanto, nos casos em que uma empresa tem uma grande quantidade de infra-estruturas legadas e/ou requisitos complexos de hardware e rede, a opção no local pode ser inevitável.
Co-localização vs. nuvem
A principal diferença entre co-locação e serviços públicos em nuvem (Infrastructure-as-a-Service ou IaaS) é que com alojamento do servidor, as empresas possuem e mantêm o hardware, enquanto que com IaaS o prestador de serviços fornece todo o equipamento. Os serviços em nuvem oferecem ainda maior flexibilidade para escalar à medida que as necessidades informáticas mudam. No entanto, os serviços na nuvem também podem ser mais caros. Por outro lado, a co-locação acarreta o risco de bloqueio do fornecedor, o que pode ser uma desvantagem para algumas empresas. A co-localização no centro de dados significa que o equipamento da própria empresa é armazenado em segurança numa instalação especial. O fornecedor fornece o espaço, estantes, manutenção contínua, apoio e energia. O equipamento pertence à empresa. Em contraste, o armazenamento em nuvem é gerido exclusivamente através da Internet. A empresa nem sempre sabe onde estão os servidores que armazenam os dados. Eles acedem inteiramente online. A co-locação dá às empresas mais controlo sobre os dados e mais flexibilidade em comparação com o alojamento em nuvem, juntamente com preços transparentes e previsíveis. A decisão de as empresas alojarem a sua informação na nuvem ou optarem por uma estratégia de colocação com um centro de dados regional tem grandes implicações comerciais.
Conclusão
O que acontece quando o volume de dados da empresa ultrapassa a sua infra-estrutura no local? As empresas poderiam construir um suplemento ou mudar de sede, mas isso é drástico apenas para acomodar mais alguns servidores. Ao utilizar a co-localização para necessidades de externalização de TI, as empresas recuperam a capacidade de se concentrarem em iniciativas e recursos essenciais. O benefício mais valioso da colocação é a infra-estrutura de TI robusta e de última geração disponível para armazenar dados dos clientes. A tentativa de implementar estes sistemas internamente poderia exceder rapidamente o orçamento de TI de uma empresa. Muitas empresas também não têm tempo ou dinheiro para instalar e manter hardware e sistemas tão complexos. Quando surgem problemas, a equipa de apoio do centro está disponível 24 horas por dia para solucionar problemas e restaurar o desempenho necessário. Para a maioria das empresas, as vantagens da co-localização compensam as desvantagens. Têm acesso a mais largura de banda do que muitas vezes podem pagar. Não têm de pagar para construir e manter um centro de dados. Quando um centro de co-localização está próximo, as empresas podem colher todos os benefícios. Isto permite que o negócio funcione mais suavemente com menos despesas. Um benefício que muitas empresas muitas vezes não consideram é a protecção da sua informação crítica para o negócio como um importante ponto de venda. As empresas gerem os dados sensíveis dos seus clientes. Ao serem transparentes quanto ao facto de utilizarem uma instalação de colocação, mostram que a gestão e segurança dos dados são uma prioridade.
Marcel Zimmer ist der Technische Geschäftsführer der EnBITCon. Während seiner Bundeswehrzeit konnte der gelernte IT-Entwickler zahlreiche Projekterfahrung gewinnen. Sein Interesse an der IT-Sicherheit wurde maßgeblich durch seinen Dienst in der Führungsunterstützung geweckt. Auch nach seiner Dienstzeit ist er aktiver Reservist bei der Bundeswehr.
Seine erste Firewall war eine Sophos UTM 120, welche er für ein Kundenprojekt einrichten musste. Seitdem ist das Interesse für IT-Sicherheit stetig gewachsen. Im Laufe der Zeit sind noch diverse Security- und Infrastrukturthemen in seinen Fokus gerückt. Zu seinen interessantesten Projekten gehörte zum Beispiel eine WLAN-Ausleuchtung in einem EX-Schutz Bereich, sowie eine Multi-Standort-WLAN-Lösung für ein großes Logistikunternehmen.
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